Faleceu o Lugar-Tenente de Grão-Mestre da Ordem Soberana de Malta

O Dies Iræ publica, em língua portuguesa, o comunicado do Grão-Magistério da Ordem Soberana Militar e Hospitalária de S. João de Jerusalém, de Rodes e de Malta que anuncia o falecimento do seu Lugar-Tenente de Grão-Mestre, Fra’ Marco Luzzago.          

+


O Grão-Magistério anuncia, com profunda dor, o regresso à casa do Pai de Sua Excelência o Lugar-Tenente de Grão-Mestre, Fra’ Marco Luzzago, ocorrido hoje na Villa Ciccolini (Sforzacosta, província de Macerata), na sequência de uma doença súbita. Segundo o artigo 17 da Constituição da Ordem Soberana de Malta, o Grande Comandante, Fra’ Ruy Gonçalo do Valle Peixoto de Villas-Boas, assumiu as funções de Lugar-Tenente Interino e permanecerá à frente da Ordem Soberana de Malta até à eleição do novo líder da Ordem.   

Fra’ Marco Luzzago fora eleito para a liderança da Ordem Soberana de Malta a 8 de Novembro de 2020.        

Nascido em Brescia, em 1950, Fra’ Marco Luzzago, depois dos estudos junto dos Frades Franciscanos, estudou Medicina nas Universidades de Pádua e Parma antes de ser chamado a gerir os negócios familiares.           

Tinha sido admitido na Ordem Soberana de Malta, em 1975, no Grão-Priorado da Lombardia e Veneza. Emitira os votos religiosos solenes em 2003. Participou em numerosas peregrinações internacionais da Ordem de Malta a Lourdes e em peregrinações nacionais a Assis e Loreto. Desde 2010 que dedicou completamente a sua vida à Ordem de Malta, mudando-se para as Marcas para cuidar de uma das Comendas da Ordem, a de Villa Ciccolini. Desde 2011 era Comendador de Justiça no Grão-Priorado de Roma, onde ocupou o cargo de Delegado do Norte das Marcas e responsável da biblioteca. Entre 2017 e 2020 foi Conselheiro da Associação Italiana da Ordem de Malta.

Enviar um comentário

0 Comentários