Lutero volta a ser protagonista no Vaticano

O Papa Francisco recebeu, na manhã de ontem, os participantes na peregrinação ecuménica a Roma “Com Lutero, perante o Papa”. O encontro teve lugar na Sala Paulo VI, da Cidade do Vaticano, onde o Pontífice costuma dar as suas catequeses, e para esta ocasião foi colocada uma estátua do famoso herege alemão num lugar de destaque.     

Além disso, de um lado do palco de onde Sua Santidade falava, era possível ver um mural onde apareciam os retratos de Martinho Lutero e do Papa Francisco colocados, lado a lado, à mesma altura.         

Não é a primeira vez que uma estátua do impulsionador da ruptura definitiva da Cristandade aparece no Vaticano. Em 2016, no mesmo lugar, a Sala Nervi, outra efígie do heresiarca alemão esteve presente num encontro com luteranos. Em 2017, o Vaticano emitiu um selo, para comemorar a Reforma Protestante, em que aparecia o próprio Lutero aos pés da cruz.      

Durante o encontro de ontem, Francisco dirigiu algumas breves palavras aos presentes, onde, partindo do exemplo da música, lhes disse que no coro «ninguém está só: é importante ouvir os outros». «Desejaria esta disponibilidade de escuta para a Igreja. Estamos a aprendê-la de novo no processo sinodal», assinalou.          

«Ouvi sempre a melodia de Deus na vossa vida. Assim, de várias vozes, forma-se um canto. É assim também que se forma o ecumenismo, na Alemanha e em muitas outras partes do Mundo», disse-lhes Francisco.                     

Adaptado de InfoVaticana        

Enviar um comentário

3 Comentários

  1. “Lutero volta a ser protagonista no Vaticano”

    É muita desfaçatez deste bergolio,
    É o próximo a fazer companhia a lutero no inferno.
    A sério isto é demais, às vezes eu penso que vi e ouvi tudo deste desgraçado, a imaginação infernal não tem limites.
    Mas não, cada dia é sempre ainda pior que a outra.
    Senhor, Vinde, Senhor Jesus que a Vossa Igreja pegou o fogo do inferno.
    Afastai este bergólio, ele não tem nenhuma legitimidade de lá continuar, ele não foi escolhido por Vós, nem pelo Divino Espírito Santo.
    Ele é um escolhido pelos poderes deste mundo de trevas e do inferno.
    Ele está a conspurcar a Santa Igreja, Senhor.

    Senhor, eu sei que somos pecadores, que merecemos sofrer e bem,
    Mas, Senhor é a Vossa Igreja fundada, por Vós sendo Vós o Primeiro Mártir,
    Senhor os Vossos Santos Apóstolos, Vossa SS, Mãe, quando Vós morrestes, Vós a deixaste como fiel depositária da Nova Lei da Graça.
    Todos, todos os Mártires de 2000 anos.
    Vinde, Senhor Jesus.
    Vinde e Salvai-nos.

    ResponderEliminar
  2. Só Deus é adorável,
    Optar por Jesus.
    Por Cristo,
    Com Cristo,
    Só Ele merece a nossa plena entrega,
    Sempre com Cristo até ao fim,
    Deus pode Mais.

    Paz e bem




    ResponderEliminar
  3. "Escreve também ao anjo da igreja de Sardes: Isto diz aquele que tem os sete Espíritos de Deus e as sete estrelas: Eu conheço as tuas obras, que tens a reputação de que vives, e tu estás morto. Sê vigilante, e confirma os restos que estavam para morrer. Porque não acho as tuas obras completas diante do meu Deus. Lembra-te, pois, do que recebeste e ouviste, e guarda-o, e faz penitência. Porque se tu não vigiares, virei a ti como um ladrão, e tu não saberás a que hora eu virei a ti." (Apo. iii, 1-3)

    ResponderEliminar

«Tudo me é permitido, mas nem tudo é conveniente» (cf. 1Cor 6, 12).
Para esclarecimentos e comentários privados, queira escrever-nos para: info@diesirae.pt.