D. Fernando Vérgez é o novo Governador do Vaticano

O Vaticano oficializou, a 8 de Setembro, a nomeação de Fernando Vérgez Alzaga, de 76 anos, como Presidente da Pontifícia Comissão para o Estado da Cidade do Vaticano, elevando-o ao título pessoal de arcebispo. Vérgez era até agora Secretário-Geral do Governo do Estado da Cidade do Vaticano, cargo para o qual foi eleito, pelo Papa Francisco, em 2013, poucos meses depois de se tornar Pontífice.    

Vérgez substitui, assim, o Cardeal Giuseppe Bertello, apenas dois anos mais velho que ele, nomeado para o cargo, por Bento XVI, em 2011. A nomeação entrará em vigor a partir de 1 de Outubro. Bertello junta-se a Angelo Comastri, ex-Arcipreste da Basílica de São Pedro, Robert Sarah, ex-Prefeito do Culto Divino, e Beniamino Stella, ex-Prefeito do Clero, como importantes purpurados que deixam o seu posto na Cúria em 2021.  

Haveria ainda quatro das oito Congregações do Vaticano presididas por Prefeitos com mandato prolongado: a dos Bispos, com o Cardeal Marc Ouellet, de 76 anos; a das Igrejas Orientais, com o Cardeal Leonardo Sandri, de 77 anos; a da Doutrina da Fé, com o Cardeal Luis Francisco Ladaria Ferrer, de 76 anos; e a da Educação Católica, com o Cardeal Giuseppe Versaldi, de 77 anos.     

A estas Congregações somam-se outros cargos da Cúria Romana, como o Pontifício Conselho para a Cultura, presidido pelo Cardeal Gianfranco Ravasi, de 78 anos, e a Penitenciária Apostólica, com o Cardeal Mauro Piacenza, de 76 anos.

O caso de Bertello é estranho porque, embora já tivesse uma idade avançada, o seu substituto também entrou na prorrogação, já que já ultrapassou os 75 anos.  

Além disso, foi tornada pública a nomeação de Andrés Gabriel Ferrada Moreira, até agora Oficial da Congregação para o Clero, como Secretário da mesma Congregação, atribuindo-lhe a sede titular de Arcebispo de Tiburnia. Ferrada Moreira nasceu, em Santiago do Chile, a 10 de Junho de 1969. Foi ordenado sacerdote da Arquidiocese Metropolitana de Santiago do Chile a 3 de Julho de 1999. Doutorou-se em Teologia, pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em 2006. Ocupou diversos cargos pastorais na diocese, incluindo o de Director de Estudos e Prefeito de Teologia do Pontifício Seminário Maior dos Santos Anjos Custódios (Santiago do Chile). De 2018 até agora, foi Oficial da Congregação para o Clero.                 

Adaptado de InfoVaticana        

Enviar um comentário

0 Comentários