Workshops litúrgicos reúnem mais de 230 católicos na Polónia

Os workshops litúrgicos “Ars Celebrandi” começaram, no dia 8 de Julho de 2021, com um número recorde de mais de 230 participantes – entre sacerdotes, seminaristas, irmãos leigos e também leigos e leigas. Aprenderão os segredos de todas as aptidões necessárias para celebrar a Santa Missa e outros sacramentos na forma extraordinária do Rito Romano, bem como o Ofício Divino e cerimónias seleccionadas, em nove grupos de workshops diferentes.     

“Ars Celebrandi” tem lugar na Basílica-Santuário de Nossa Senhora de Licheń, na Polónia, onde estão disponíveis várias igrejas e uma dúzia de capelas, bem como excelentes alojamentos. A edição deste ano é a oitava. A maioria dos participantes vem da Polónia, mas também chegaram participantes da Alemanha e da França, apesar das dificuldades de viagem resultantes da pandemia. Os organizadores estão particularmente satisfeitos com a participação de um grande grupo de 60 clérigos. Há sacerdotes diocesanos e religiosos: Salvatorianos, Franciscanos, Escolápios, Palotinos e outros. Outro grande grupo é formado por jovens do sexo masculino que estão a aprender a servir ao altar. Há também dois grupos de cantores separados, para homens e senhores, que preparam cantos gregorianos para as Missas solenes ou cantadas, bem como para as cerimónias celebradas durante os workshops.        

Na quarta-feira, 14 de Julho, às 13h40, um antigo sexteto musical, “Bornus Consort”, cantou, durante a Missa solene celebrada na Basílica principal, a Missa do compositor renascentista polaco Krzysztof Borek. Também foram celebradas duas Missas de Rito Dominicano – uma forma do Rito Romano que remonta ao século XIII, que só os sacerdotes da Ordem dos Pregadores têm direito de celebrar. O organizador dos workshops litúrgicos “Ars Celebrandi” é a Associação “Una Voce Polonia”, filiada à federação internacional de associações católicas vinculadas à Missa Tridentina, FIUV. Desde o início, tiveram o patrocínio honorário do bispo Wiesław Mering, que até recentemente era o Ordinário da Diocese de Włocławek. O patrocínio dos media é concedido por títulos católicos de prestígio, incluindo Rorate C
æli, EWTN Polska, Przewodnik Katolicki, Rycerz Niepokalanej (o jornal criado por São Maximiliano Kolbe), Pastores, Miłujcie się e liturgia.pl.  

No total, cerca de cem sacerdotes já aprenderam a celebrar a Santa Missa na forma extraordinária do Rito Romano durante os oito anos dos workshops “Ars Celebrandi”. Alguns deles começaram celebrações regulares em locais onde exercem o seu ministério. O interesse por esta forma do Rito Romano entre os fiéis ainda está a crescer na Polónia, como evidenciado, entre outros, pelo facto de que, na Polónia, o número de lugares para a celebração regular da Santa Missa na forma extraordinária do Rito Romano aumentou de 116 para 155 nos últimos dois anos.     

Através de Rorate Cæli

Enviar um comentário

0 Comentários