Primeira peregrinação de Nossa Senhora da Cristandade em Espanha

Entre os próximos dias 24 e 26 de Julho de 2021, terá lugar a primeira peregrinação tradicional entre Oviedo e Covadonga que um grupo de jovens de diferentes partes da Espanha preparou, à imagem da que se realiza entre Paris e Chartres e da que tem lugar, todos os anos, até ao Santuário de Luján, na Argentina.      

Segundo os organizadores, será uma peregrinação penitencial, que terá como característica fundamental a celebração diária da Santa Missa segundo a Forma Extraordinária do Rito Romano, conforme o estabelecido pelo Papa Bento XVI no seu Motu Proprio Summourm Pontificum.

A peregrinação organiza-se em capítulos, grupos que representam as comunidades naturais (cidade, província, paróquia, grupo juvenil...), e contará com a assistência espiritual de sacerdotes durante toda a marcha.         

A peregrinação         

Terá lugar entre os dias 24 e 26 de Julho de 2021 e realizar-se-á um percurso de quase 100 quilómetros, percorrido em três dias, com pessoas vindas de distintas partes da Península.    

Trata-se de uma peregrinação penitencial fisicamente exigente, alertam os organizadores, pelo que não contará com confortos como dormir num hotel. Contará também com sacerdotes que estarão disponíveis para confissões e conselhos espirituais durante o percurso. Será mantido um ambiente de oração, com a recitação diária do Santo Rosário e leitura de meditações. À noite, no acampamento, haverá adoração eucarística.

O elemento central do encontro será a celebração da Santa Missa segundo a Forma Extraordinária do Rito Romano. Haverá Missa solene diária e todos os sacerdotes poderão celebrar privadamente a Missa, inclusive aqueles que ainda não aprenderam a celebrar a Forma Extraordinária, mas estão interessados ​​em participar. É uma excelente oportunidade para aproximar-se mais desta forma de viver a liturgia e criar novos vínculos com os católicos de todos os cantos da Espanha.   

A organização

Nossa Senhora da Cristandade, na Espanha, é uma iniciativa de leigos católicos independentes. Não organizam este encontro como pertencendo a nenhum outro grupo eclesial, mas pretendem que seja aberto a todos: sacerdotes, leigos e religiosos pertencentes a qualquer grupo, instituição ou comunidade; e também aberto a pessoas de todas as idades: idosos, jovens, famílias e crianças.    

Imitar-se-á em todo o possível as peregrinações de Nossa Senhora da Cristandade, que já se realizam há anos. O percurso entre Oviedo e Covadonga é de, aproximadamente, 100 quilómetros percorridos em três dias. Covadonga tem um profundo significado para a Espanha e foi escolhida, para além disso, uma data em torno da festa de Santiago, padroeiro da Espanha.

Sob a protecção de São José

A peregrinação será anual e terá um lema diferente a cada ano. Este ano, no 150.º aniversário da declaração de São José como padroeiro da Igreja Universal, a organização quis colocar a primeira edição sob o seu patrocínio e protecção, para que nesta ocasião a espiritualidade da peregrinação ande em torno da figura do dito santo. “São José, padroeiro da Igreja, protegei-nos!” foi o lema escolhido.

Capítulos

Com o objectivo de «manter um clima de ordem que facilite a oração e a meditação, e que também permita o desenvolvimento harmonioso da programação das actividades durante a peregrinação, essa é organizada em grupos denominados “capítulos”. Os capítulos representam comunidades naturais: uma região, cidade, paróquia, um grupo missionário, de formação, uma escola, uma família, etc. que marcham juntos aos pés da Nossa Mãe». 

Até agora, foram formados vários capítulos espanhóis e um português. Para os interessados ​​em participar, mas que não conhecem nenhum capítulo, os organizadores incentivam, em primeiro lugar, a convidar amigos, familiares, conhecidos e pessoas da sua paróquia que possam ter interesse, de tal maneira que se possa formar um novo capítulo. No caso de não encontrarem a quem recorrer, podem contactar os organizadores através do e-mail informacion@nscristiandad.es e eles ajudarão a encontrar o capítulo mais adequado. O período de pré-inscrição já está aberto. Todas as informações sobre a peregrinação estão disponíveis aqui. Os portugueses interessados em tomar parte no capítulo luso, poderão contactar o Capítulo de Nossa Senhora de Fátima, escrevendo para c.matoscorreia@gmail.com.           

Adaptado de InfoVaticana        

Publicar um comentário

0 Comentários