S.O.S Calvários: salvar e multiplicar as cruzes

Quem já viajou pelo interior de França terá encontrado grandes cruzes ao longo das estradas secundárias, conhecidas, em França, como “calvários”. Muitas delas deterioram-se por falta de manutenção ou, inclusive, desapareceram. Para inverter esta situação, cuidar deste património e aumentá-lo com novas cruzes é a razão pela qual nasceu a associação S.O.S. Calvários, que tem como objectivo promover «a conservação dos calvários, oratórios e capelas que compõem o nosso património, com o fim restaurá-los e mantê-los».

Impulsionada por jovens católicos, inicialmente de Angers, o seu objectivo é «restaurar um Calvário por mês». As suas últimas acções foram, em Fevereiro de 2021, a construção de novas cruzes em Ampoigné, na região da Pays de la Loire, e em Saint-Martin-du-Bois, na região da Aquitânia, e a restauração de um calvário em Grez-Neuville, no departamento de Maine-et-Loire, em Janeiro deste ano.         

Enquanto uns se empenham em demolir as cruzes que adornam o nosso país, outros trabalham para que sejam mais as cruzes que nos recordem qual é a nossa missão na vida.   

Através de InfoVaticana            

Publicar um comentário

0 Comentários