segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Deus é o nosso único bem!

Talvez alguém diga: “Dentro de tantos anos, farei isto ou aquilo”. Mas, ao dizeres isto sem sequer saberes como passarás o dia de hoje, não te parece ouvir dentro de ti aquela pergunta: “Insensato! Esta noite terás de entregar a tua alma. O que preparaste, para quem será?”? Imitemos, pois, a união indissolúvel dos apóstolos com o Mestre de todos e nosso Deus.         

Apressai-vos, portanto, a procurar a salvação, porque estais sob o olhar do Senhor! Apreciemos sofrer algumas aflições, para podermos rejubilar eternamente! Ainda que ele seja penoso, aceitemos o sonho efémero da vida presente, para fruirmos do dia eterno no Reino dos Céus! Eis que Deus nos chama, eis que Ele nos estende a mão, eis que o Espírito Santo trabalha connosco, eis que o Senhor Jesus Cristo vos sustenta com a sua mão direita. Não tenhamos medo! O demónio foi dominado, obtivemos uma vitória sobre ele, Cristo ressuscitou, a morte perdeu o seu poder (cf Rm 6, 9), as forças de Beliar foram arrasadas.      

Sois filhos preciosos e delicados, retirais o vosso prémio da doçura da virtude, sois mais puros que o ouro (cf Lm 4, 2; Ap 21, 18.21), luzis com um brilho mais intenso que o dos diamantes, sois semelhantes a jovens noivas, desejosas de Deus, sois filhos do Céu, dignos de toda a admiração! O vosso único bem, a vossa pátria, a única vida conforme com a vossa herança é Deus, o Senhor de todos, o Autor da criação. Mais um pouco e teremos vencido, mais um pouco e encontraremos a morte. Sede todos salvos, tende coragem no Senhor!    

São Teodoro Estudita, in Catequese 16         

Sem comentários:

Publicar um comentário

«Tudo me é permitido, mas nem tudo é conveniente» (cf. 1Cor 6, 12).
Para esclarecimentos e comentários, queira contactar: info@diesirae.pt