«Eu
sou o pão vivo, o que desceu do Céu: se alguém comer deste pão, viverá
eternamente; e o pão que eu Hei-de dar pela vida do mundo é a minha carne»
(Jo 6, 51).
Na Stanza della Segnatura, o Papa Júlio II convocou um muito jovem Raffaello, à época com 25 anos, que representou a imagem conhecida no mundo como A Disputa do Sacramento. Que o fresco represente uma “disputa”, deve-se demonstrar: mais do que discutir, os presentes parecem adorar o Corpo e o Sangue de Cristo, comovidos e maravilhados com este dom gratuito, sinal do tenaz e persistente amor de Deus pelas suas criaturas.
O nome deve-se a ter sido, durante um certo período de tempo, a sede da mais alta magistratura apostólica, a Segnatura Gratiae et Iustitiae, o tribunal, presidido pelo Pontífice, que organizava nesta sala as suas reuniões. A Stanza della Segnatura, agora parte integrante do itinerário dos Museus Vaticanos, foi originalmente concebida como biblioteca por Júlio II, que, para compreendermos, encomendou a Michelangelo o tecto da Capela Sistina. Para o seu gabinete particular, o mencionado Papa convocou, em 1508, um muito jovem Raffaello, com 25 anos, à sua estreia na cena romana. Ao fazê-lo, della Rovere deu início a uma das estações mais extraordinárias da história da arte, não apenas italiana.
O denso programa iconográfico, concebido pelos teólogos da Cúria Romana, foi traduzido pelo urbinense em maravilhosos frescos distribuídos sobre as paredes, aos quais correspondem respectivas alegorias na abóbada. O que se pretendia celebrar, e figurativamente imortalizar, eram os mais altos valores para os quais tende o espírito humano: o Belo, o Bom e o Verdadeiro, racional e revelado. Sobre este último vigia a personificação da Teologia, ladeada por anjos que seguram uma cartela com a inscrição “Divinarum Notitia”.
E qual é a notícia, o anúncio por excelência? «Verbo caro factum est»: que o Verbo se fez carne é, se pensarmos, notícia até inconcebível pela razão humana. E é precisamente este pensamento inefável que Raffaello magistralmente representou a fresco, transportando-o para a imagem conhecida no mundo como A Disputa do Sacramento.
Sobre o fundo de uma insinuada paisagem romana, a cena desenvolve-se ao longo de diversos registos que se intersectam como uma cruz ideal. Dois hemiciclos sobrepostos são os seus braços horizontais, povoados pela igreja militante, no nível inferior, e pela igreja triunfante: os presentes são Profetas, Patriarcas, Santos, Mártires, os Apóstolos e personagens históricos, mais ou menos conhecidos. O eixo vertical começa no empíreo de Deus Pai, que tem na mão o globo terrestre, e da Trindade, chegando, no fundo, até ao Santíssimo Sacramento.
A hóstia consagrada, exposta num ostensório, uma obra-prima de ourivesaria toda italiana e renascentista, ressalta na ara central, impondo-se qual ponto de apoio de toda a composição. O Cristo, ladeado pela Virgem e por São João Baptista, está vestido de branco e mostra os estigmas: é apenas em virtude da Sua ressurreição, de facto, que a Sua real Presença, separada de qualquer dimensão espacial e temporal, se pode renovar na Eucaristia.
Que este admirável fresco represente uma “disputa”, deve-se demonstrar: o título surgiu de uma errónea interpretação de uma passagem de Vasari. Efectivamente, mais do que discutir, os presentes parecem adorar o Corpo e o Sangue de Cristo, comovidos e maravilhados com este dom gratuito, sinal do tenaz e persistente amor de Deus pelas suas criaturas.
O gesto do jovem loiro, de aparência angélica, ao lado da balaustrada, convida-nos a entrar no espaço litúrgico: certamente não para discutir ou, precisamente, disputar. Como para sermos também nós testemunhas agradecidas do Triunfo da Eucaristia.
Margherita del Castillo
Através de La Nuova Bussola Quotidiana
Na Stanza della Segnatura, o Papa Júlio II convocou um muito jovem Raffaello, à época com 25 anos, que representou a imagem conhecida no mundo como A Disputa do Sacramento. Que o fresco represente uma “disputa”, deve-se demonstrar: mais do que discutir, os presentes parecem adorar o Corpo e o Sangue de Cristo, comovidos e maravilhados com este dom gratuito, sinal do tenaz e persistente amor de Deus pelas suas criaturas.
O nome deve-se a ter sido, durante um certo período de tempo, a sede da mais alta magistratura apostólica, a Segnatura Gratiae et Iustitiae, o tribunal, presidido pelo Pontífice, que organizava nesta sala as suas reuniões. A Stanza della Segnatura, agora parte integrante do itinerário dos Museus Vaticanos, foi originalmente concebida como biblioteca por Júlio II, que, para compreendermos, encomendou a Michelangelo o tecto da Capela Sistina. Para o seu gabinete particular, o mencionado Papa convocou, em 1508, um muito jovem Raffaello, com 25 anos, à sua estreia na cena romana. Ao fazê-lo, della Rovere deu início a uma das estações mais extraordinárias da história da arte, não apenas italiana.
O denso programa iconográfico, concebido pelos teólogos da Cúria Romana, foi traduzido pelo urbinense em maravilhosos frescos distribuídos sobre as paredes, aos quais correspondem respectivas alegorias na abóbada. O que se pretendia celebrar, e figurativamente imortalizar, eram os mais altos valores para os quais tende o espírito humano: o Belo, o Bom e o Verdadeiro, racional e revelado. Sobre este último vigia a personificação da Teologia, ladeada por anjos que seguram uma cartela com a inscrição “Divinarum Notitia”.
E qual é a notícia, o anúncio por excelência? «Verbo caro factum est»: que o Verbo se fez carne é, se pensarmos, notícia até inconcebível pela razão humana. E é precisamente este pensamento inefável que Raffaello magistralmente representou a fresco, transportando-o para a imagem conhecida no mundo como A Disputa do Sacramento.
Sobre o fundo de uma insinuada paisagem romana, a cena desenvolve-se ao longo de diversos registos que se intersectam como uma cruz ideal. Dois hemiciclos sobrepostos são os seus braços horizontais, povoados pela igreja militante, no nível inferior, e pela igreja triunfante: os presentes são Profetas, Patriarcas, Santos, Mártires, os Apóstolos e personagens históricos, mais ou menos conhecidos. O eixo vertical começa no empíreo de Deus Pai, que tem na mão o globo terrestre, e da Trindade, chegando, no fundo, até ao Santíssimo Sacramento.
A hóstia consagrada, exposta num ostensório, uma obra-prima de ourivesaria toda italiana e renascentista, ressalta na ara central, impondo-se qual ponto de apoio de toda a composição. O Cristo, ladeado pela Virgem e por São João Baptista, está vestido de branco e mostra os estigmas: é apenas em virtude da Sua ressurreição, de facto, que a Sua real Presença, separada de qualquer dimensão espacial e temporal, se pode renovar na Eucaristia.
Que este admirável fresco represente uma “disputa”, deve-se demonstrar: o título surgiu de uma errónea interpretação de uma passagem de Vasari. Efectivamente, mais do que discutir, os presentes parecem adorar o Corpo e o Sangue de Cristo, comovidos e maravilhados com este dom gratuito, sinal do tenaz e persistente amor de Deus pelas suas criaturas.
O gesto do jovem loiro, de aparência angélica, ao lado da balaustrada, convida-nos a entrar no espaço litúrgico: certamente não para discutir ou, precisamente, disputar. Como para sermos também nós testemunhas agradecidas do Triunfo da Eucaristia.
Margherita del Castillo
Através de La Nuova Bussola Quotidiana
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