domingo, 3 de março de 2019

Disposições para participar devidamente no Santo Sacrifício



As principais disposições para participar devidamente no Santo Sacrifício são de dois tipos: externas e internas. Vejamos, de forma breve, o que significa cada uma delas.                    

Externas: Para o padre, consistem em seguir perfeitamente as rubricas e cerimónias que a Igreja prescreve. Para o fiel, consistem no respeito, modéstia e atenção com que deve assistir a ela.    

Internas: A melhor de todas é identificar-se com Je­sus Cristo, que Se imola no altar. Oferecê-Lo a Deus Pai e oferecer-se n’Ele, com Ele e por Ele. Esta é a hora de Lhe pedirmos que nos transforme em pão, para sermos alimento dos nossos irmãos por meio da nossa entrega total pela caridade. União íntima com Maria junto à Cruz; com São João, o discípulo amado; com o padre celebrante, novo Cristo na terra. União com todas as Missas que são celebradas no mundo inteiro. Nunca peçamos nada a Deus sem incluir, como preço infinito da graça que desejamos, a seguinte invocação: “Senhor, pelo sangue adorável de Jesus, que neste momento algum padre está a elevar no cálice em algum lugar do mundo”.       

P. Antonio Royo Marín O.P., in Teologia da Perfeição Cristã

Sem comentários:

Publicar um comentário

«Tudo me é permitido, mas nem tudo é conveniente» (cf. 1Cor 6, 12).
Para esclarecimentos e comentários, queira contactar: info@diesirae.pt