sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Tomada de batina em Courtalain










Neste sábado, 2 de Fevereiro, no nosso Seminário de Courtalain, decorreu a cerimónia de tomada de batina, por ocasião da festa da Purificação da Bem-Aventurada Virgem Maria e a Apresentação do Menino Jesus no Templo.

Cinco seminaristas do ano de espiritualidade tomaram o hábito clerical, antes da tradicional procissão da Candelária, no Parque Château Courtalain. Depois receberam a tonsura eclesiástica das mãos do P. Philippe Laguérie, Superior-Geral do Instituto do Bom Pastor.      

Depois de se revestirem com a sobrepeliz, tomaram lugar no coro, entre os seus irmãos sacerdotes e seminaristas, tornando-se, por meio desta cerimónia, clérigos da Santa Igreja.     

No final da cerimónia, as famílias dos novos clérigos e os amigos do Seminário reuniram-se em torno de toda a comunidade para partilharem uma refeição festiva e familiar.      

À tarde, as Vésperas Solenes da Purificação da Bem-Aventurada Virgem concluíram este belo dia, cheio de graças para todos: durante a homilia, o P. Laguérie lembrou que o seminarista que recebeu a batina em Courtalain torna-se membro de uma nova família formada por membros da comunidade. Como tal, devem viver do ideal sacerdotal expresso nos nossos Estatutos e centrado no “Mistério da Piedade”, que é O próprio Jesus Cristo. É somente n’Ele que eles atraem a verdadeira caridade, que é o princípio e a causa de todas as outras virtudes que o sacerdote deve colocar em si mesmo!                   

Sem comentários:

Publicar um comentário

«Tudo me é permitido, mas nem tudo é conveniente» (cf. 1Cor 6, 12).
Para esclarecimentos e comentários, queira contactar: info@diesirae.pt