quarta-feira, 29 de abril de 2020

Faleceu o 80.º Grão-Mestre da Ordem Soberana de Malta



O Dies Iræ publica, em Língua Portuguesa, o comunicado do Grão-Magistério da Ordem Soberana Militar e Hospitalária de S. João de Jerusalém, de Rodes e de Malta que anuncia o falecimento, aos 75 anos, do seu Príncipe e 80.º Grão-Mestre, Fra’ Giacomo Dalla Torre del Tempio di Sanguinetto.

O Grão-Magistério anuncia, com profunda tristeza, o falecimento de Sua Alteza Eminentíssima o Príncipe e 80.º Grão-Mestre, Fra’ Giacomo Dalla Torre del Tempio di Sanguinetto, ocorrida, em Roma, pouco depois da meia-noite de 29 de Abril, após uma doença incurável diagnosticada há poucos meses. De acordo com o artigo 17 da Constituição da Ordem Soberana de Malta, o Grande Comandante Fra’ Ruy Gonçalo do Vale Peixoto de Villas Boas assumiu as funções de Lugar-Tenente Interino e permanecerá como chefe da Ordem Soberana de Malta até à eleição do novo Grão-Mestre.   

Fra’ Giacomo Dalla Torre del Tempio di Sanguinetto nasceu, em Roma, a 9 de Dezembro de 1944. Formou-se em Literatura e Filosofia pela Universidade La Sapienza de Roma, especializando-se em Arqueologia Cristã e História da Arte. Ocupou cargos académicos na Pontifícia Universidade Urbaniana, ensinando Grego Clássico. Também foi bibliotecário e arquivista-chefe das importantes colecções de pesquisa da Universidade. Ao longo dos anos, publicou ensaios académicos e artigos sobre aspectos da História da Arte Medieval.      

Admitido na Ordem Soberana de Malta, em 1985, como Cavaleiro de Honra e Devoção, Fra’ Giacomo Dalla Torre del Tempio di Sanguinetto proferiu os votos solenes em 1993. De 1994 a 1999, foi Grão-Prior da Lombardia e Veneza, e, de 1999 a 2004, foi membro do Soberano Conselho. No Capítulo Geral de 2004, foi eleito Grande Comandante. Com a morte do 78.º Grão-Mestre, Fra’ Andrew Bertie, em Fevereiro de 2008, assumiu o cargo de Lugar-Tenente Interino. De 2008 a 2017, Fra’ Giacomo Dalla Torre ocupou o cargo de Grão-Prior de Roma. Após a renúncia do 79.º Grão-Mestre, Fra’ Matthew Festing, o Conselho Completo de Estado elegeu-o, a 29 de Abril de 2017, Lugar-Tenente do Grão-Mestre por um ano. No seguinte Conselho Completo de Estado, a 2 de Maio de 2018, foi eleito 80.º Príncipe e Grão-Mestre da Ordem Soberana de Malta. Homem de grande espiritualidade e calor humano, Fra’ Giacomo Dalla Torre del Tempio di Sanguinetto sempre se comprometeu pessoalmente a ajudar os necessitados, servindo refeições aos sem-abrigo nas estações ferroviárias de Termini e Tiburtina, em Roma. Participou em numerosas peregrinações internacionais da Ordem de Malta a Lourdes e em peregrinações nacionais a Loreto e a Assis. Demonstrava grande alegria ao participar nos Campos Internacionais de Verão da Ordem para jovens deficientes, nos quais recebia grande afecto dos jovens voluntários e participantes.  

No seu cargo de Grão-Mestre, Fra’ Giacomo Dalla Torre realizou inúmeras viagens oficiais e de Estado. Em Janeiro, fez uma visita de Estado ao Benim, e, em Julho passado, aos Camarões, e, mais recentemente, foi à Alemanha, à Eslovénia e à Bulgária para encontrar os respectivos Chefes de Estado. Durante essas visitas, sempre foi seu desejo poder visitar as estruturas médico-sociais da Ordem de Malta para poder cumprimentar pessoalmente tanto a equipa como os pacientes.     

Uma marcante humanidade e uma profunda dedicação à vida caritativa animaram o trabalho do 80.º Grão-Mestre da Ordem Soberana de Malta, que será lembrado, por todos aqueles que o conheceram, pelas suas qualidades humanas e pelos seus modos sempre cordiais e afectuosos.  

29 de Abril de 2020          

Sem comentários:

Enviar um comentário

«Tudo me é permitido, mas nem tudo é conveniente» (cf. 1Cor 6, 12).
Para esclarecimentos e comentários, queira contactar: info@diesirae.pt