terça-feira, 28 de abril de 2020

28 de Abril – Festa de São Luís Maria Grignion de Montfort



Celebrando-se, hoje, a festa de São Luís Maria Grignion de Montfort, patrono da página e do nosso apostolado, disponibilizamos aos nossos leitores alguns excertos da sua magna opera.

1. «Foi pela Santíssima Virgem Maria que Jesus Cristo veio ao mundo e é também por ela que deve reinar no mundo».    

2. «Maria é a obra-prima por excelência do Altíssimo, cuja posse e conhecimento reservou para Si. Maria é a Mãe admirável do Filho que quis humilhá-la e escondê-la durante a vida para favorecer a sua humildade».    

3. «Todos os dias, de uma extremidade à outra da terra, no mais alto dos céus, no mais profundo dos abismos, tudo proclama e publica a admirável Virgem Maria. Os nove coros dos anjos, pessoas de ambos os sexos, de todas as idades, condições ou religiões, os bons e os maus, e até mesmo os demónios, são forçados a chamá-la bem-aventurada, quer queiram, quer não; a isto os obriga a força da verdade. Como diz São Boaventura, todos os anjos lhe cantam no céu incessantemente: Sancta, sancta, sancta Maria, Dei Genitrix et Virgo».

4. «Maria não foi ainda suficientemente louvada e exaltada, honrada, amada e servida. Merece ainda muito maior louvor, respeito, amor e serviço».           

5. «Deus Espírito Santo comunicou a Maria, sua fiel Esposa, os seus dons inefáveis. Escolheu-a para despenseira de tudo quanto possui: de forma que ela distribui a quem quer, quanto quer, como e quando quer, todos os seus dons e graças, e nenhum dom celeste é concedido aos homens sem que passe por suas mãos virginais. Esta é a vontade de Deus, que quis que tudo recebamos por Maria».                     

S. Luís Maria Grignion de Montfort, Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem, Caminhos Romanos, Porto 2012

Sem comentários:

Publicar um comentário

«Tudo me é permitido, mas nem tudo é conveniente» (cf. 1Cor 6, 12).
Para esclarecimentos e comentários, queira contactar: info@diesirae.pt